domingo, 20 de fevereiro de 2011

Vlau, "O Salvador"


Conselheiro, amigo,o professor Vlaudimir Salvador é sem dúvida um dos professores mais populares do da Universidade Católica de Pernambuco. Formado em jornalismo pela mesma instituição ao qual ensina seu destaque profissional é a Assessoria de Imprensa, segmento do jornalismo destinado a assessorar, entre outros, pessoas físicas ou jurídicas. Certamente o seu principal cliente é o seu próprio irmão, conhecido pelo nome: "deputado soldado Moisés" PT-PE. Mas também ele encontra no rádio sua grande paixão.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Alexandre Figueirôa


Jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, segundo entrevistas dele desde a adolescência Alexandre Figueiroa já sinalizava interesse pela sétima arte.Talvez, pela ausência de cursos de cinema o jornalismo foi o acesso mais viável, bem como para muitos jovens de sua época. E não parou por ai, terminado curso, partiu para a França e se doutorou em cinema na famosa Universidade de Sourbone. Não bastasse, a paixão pelo teatro também é sua marca registrada. No exercício da profissão trabalhou no Jornal do Commercio, e em inúmeras revistas, entre as principais, O Grito! e a Continente Multicultural, aos quais escreve até hoje exporadicamnte.
Figueirôa também é autor de livros, só e em parceria, como "Cinema Pernambucano - uma história em Ciclos"; e, entre outros, "Barreto Júnior - o Rei da Chanchada". Atualmente leciona aos cursos de jornalismo e na pós-graduação em Estudos Cinematográficos,que ajudou a fundar, ambos pela Unicap, ao qual se formou. Esta foto foi tirada pelas ruas de londres recentemente.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ary, um Bandeirante do Cinema Brasileiro



Luiz de França da Rosa Torreão, mais conhecido pelo nome artístico Ary Severo é considerado um dos primeiros cineastas de Pernambuco e, por que não? um dos pioneiros do cinema brasileiro. Só para se ter uma ideia, apenas no movimento cinematográfico do Ciclo do Recife (1923-1931), dos treze filmes produzidos seis obtiveram sua participação, direta ou indireta. Nascido no Recife, em 1903, de uma família tradicional, Torreão, (hoje, um dos bairros do Recife) na juventude partiu para a França, a fim de estudar Engenharia, e lá conheceu o cinema. Desde então, decide montar uma produtora em Pernambuco (Aurora Filmes), e abandona a Engenharia definitivamente. Graças a ele, bem como seus companheiros Jota Soares, Gentil Roiz, Edson Chagas, Luiz Maranhão, entre outros, Pernambuco ganhou o prestígio nacional como "a Hollywood Brasileira". No matrimônio casou-se com a atriz Almery Steves, com quem ajudou a ingressar no cinema. Jurando Vingar(1924), A filha do Advogado (1926), Aitaré da Praia (1925), e Dança, Amor e Ventura (1927) constam como seus filmes mais famosos. Faleceu em Olinda aos 93 anos.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Valentin Calota, um embaixador romeno



Valentim Calota é um simpático diplomata romeno que tive o prazer de conhecer em minha ida a nossa capital Brasília, em janeiro de 2002. O conheci numa conferência de embaixadores através de um primo, Joel Sampaio de Arruda Camara, que fazia parte da liderança da reunião. Conversamos bastante, e muito sorridente percebi sua boa fluência com o português, sinal claro de seu entrosamento com nossa cultura, aliás, confirmada na conversa sobre o amor despertado por ele em relação ao Brasil.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Atentados poéticos de Jomard Muniz de Britto



Com a aparência de um idoso qualquer,ninguem consegue imaginar que ele possa andar "armado"( e sem licensa), mas não como uma arma qualquer.É no domínio da palavra que reside a sua maior fama: o homem dos "atentados poéticos".Atual, mas com perspicácia, elegante mas irresistívelmente sádico, são a marca registrada de seus versos. Não raro, é possível encontra-lo nas principais ruas do centro do Recife, ou mesmo espiá-lo numa boa caminhada no parque 13 de maio, um de seus hábitos cotidianos. Ele foi de tudo um pouco:Professor da Universidade Federal da Paraíba, ainda insistente aluno da Universidade Federal de Pernambuco, ator, diretor, escritor, crítico de cinema e de música, cineasta. Mas atualmente, a poesia tem sido o seu maior destaque. Esta foto foi tirada no cinema São Luíz, no Festival audiovisual do Cine PE 2010.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Guardião do Cinema Pernambucano


Jornalista, poeta, contista, radialista e cineasta, este é ninguem menos que Fernando Spencer. Quem estudar o cinema Pernambucano vai perceber que é impossível dissocia-lo de seu nome. Sua vida está intimamente ligada ao cinema, trabalhou 40 anos no Diario de Pernambuco e foi diretor da Cinemateca da Fundação, durante 20.No alto de seus 83 anos, Spencer ainda vive em plena atividade cinematográfica. Em sua lista produziu a marca de mais de 50 filmes, e quase a metade reverteu em premiações. Sua temática é da mais variável, mas predominantemente preserva a cultura pernambucana. Seu filme mais recente foi "Nossos Ursos Camaradas", vencedor do concurso de vídeos da prefeitura do Recife. Esta foto foi tirada na inauguração da sala (que leva o seu nome) no shopping Rosa e Silva, há 5 anos

Ana Paula Padrão



Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília Ana Paula começou a carreira na TV Brasília, na época afiliada à Rede Manchete, em 1986. Trabalhou na Rede Globo de 1987 a 2005. Atuou como correspondente internacional em Londres e Nova York até 2000, cobrindo acontecimentos de grande repercussão mundial, inclusive a Guerra no Afeganistão. Em 2000, assumiu o cargo de editora-executiva e apresentadora do Jornal da Globo, no qual permaneceu até maio de 2005. Também foi âncora do Sbt e atualmente é apresentadora do Jornal da Record de 2009. Esta fotografia foi tirada em março de 2003, numa palestra realizada aos estudantes de jornalismo da Unicap. fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Paula_Padr%C3%A3o

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Governador Eduardo Campos


A recente reeleição do governador Eduardo Campos com mais de 80% dos votos dispensa elogios. Sua popularidade é tão alta que, talvez ele tenha como "rival" (irônicamente) o seu próprio avô Miguel Arraes, da mesma linha genealólica (ou dinástica).Esta é a minha homenagem ao nosso grande governador.
Fotografia do final de 2007, na ocasião em que o governador fez um anúncio oficial sobre a liberação de novas verbas ao setor audiovisual em Pernambuco.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Amanda Sales



Esta é a psicologa Amanda Sales(Centro), sonhadora, pensativa, mas bastante perpicaz. No primeiro momento a pessoa pensa que ela nao está analisando, mas está!, segundo os amigos.



Mãe de três filhos, ela também é grande amiga de Eliz, postada como "a Monalisa brasileira", neste blog, dia 29/01/2011. Amante das artes, sobretudo o Balé Amanda(ou Amandita,para os íntimos) expressou o desejo de ver sua caricatura na expressão que mais gosta, cofiram!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Professor Marcelo Abreu


Este é o professor Marcelo Abreu, do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap. Dotado de um temperamento forte e exigente ele não dispôe de tanta popularidade perante seus alunos. Mas é um grande professor.


Esta charge faz referencia ao jornalizinho "O Berro" comandado pelo próprio Abreu. As melhores redações garantem publicação, salvo se passarem pelo crivo seletivo do temível mestre... apenas imaginem! kkkkkk

Edvaldo, o Líder Sindical



Esta é a caricatura de Edvaldo Gomes(ao lado do ex-presidente Lula), um dos maiores líderes sindicais de Pernambuco. Engenheiro da Chesf por quase 30 anos fez carreira no Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco como presidente em várias gestões.



Chegou a ocupar no executivo o cargo de vereador da cidade do Recife na década de 1990, mas tem na vida sindical seu maior destaque biográfico. Esta ilustração foi realizada em 2007 quando fui estagiário daquela instituição (Sindicato dos Urbanitários).

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Genivaldo, O Homem da Câmera

Em proposital alusão a obra O Homem com a Câmera, do cineasta russo Vertov, venho por meio desta ilustração homenagear o grande empresário Genivaldo Di Pace, proprietário da Center Multimídia.Ele é um dos maiores incentivadores da iniciativa privada no tocante a produção independente do audiovisual pernambucano (e talvez, o único).
Anualmente, inúmeros jovens estudantes, principalmente de jornalismo recebem seu generoso apoio em câmeras e equipamentos.
Eu mesmo posso ser um belo exemplo, graças ao seu apoio no meu curta-metragem A Última Diva pude realizar com meus colegas o sonho de não só obter êxito na banca como ser contemplado com o XIV Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo (2007) na categoria vídeo-documentário. Vida longa a Center!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Márcio, e empresário das medidas arrojadas


Este é o garoto propaganda (dele mesmo!) do empresário e amigo Márcio Peixoto, proprietário, entre outros, do estabelecimento UNICOPY, bem ao lado da Universidade Católica - UNICAP (Qualquer semelhança é mera coincidência, ok?).


Em sua loja há um misto de vários produtos, principalmente artigos de papelaria e informática, aos quais ele compra pessoalmente no exterior.
Não ganho nada (ainda! risos) em comissão, mas recomendo-o aos caros internautas no tocante ao preço de seus produtos, estes sim, bastante competitivos.

Eliz, a Monalisa Brasileira





Nesta caricatura faço homenagem a minha querida irmã Elizandra Sampaio, que sempre sonhou em visitar a Europa. Especificamente Paris. Recentemente ela foi a França, e visitou o Museu do Louvre (em Paris),onde esta resguardada a enigmática obra homônima a esta ilustração do gênio Leonardo Da Vinci.