quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O rei do Barein em xeque

O nome do país vem da língua árabe para "dois mares". A referência exata a estes "dois mares" continua a ser assunto de debate. Alguns identificam os "dois mares" como as águas da baía nos dois lados da ilha. Outros acreditam que o nome se refere à posição do país como uma ilha do golfo pérsico, separada por "dois mares", a Arábia ao sul e o Irão ao norte. Ainda há os que sugerem que o primeiro mar está em volta do Bahrein e o segundo "mar" metaforicamente representa a abundância natural de águas termais sob a própria ilha.

O Bahrein é uma monarquia constitucional com um primeiro-ministro e um gabinete integralmente apontados pelo Monarca.É interessante observar que no país a maioria da população (70%) é xiita, mas a família reinante Al Khalifa (do rei acima) é sunita; todavia o Bahrein era considerado um país relativamente estável e com poucos conflitos religiosos entre as duas facções muçulmanas. As mudanças vem ocorrendo, talvez, em função da chamada "Primavera árabe", cujos países como o Egito e Líbia, estão em processo de democratização por derrubarem longas ditaduras. Surgiram algumas manifestações e choques com o governo, mas ainda assim o Barein parece longe de um desfecho igual ao de seus "irmãos" vizinhos.

2 comentários:

  1. Olá Nelsinho, esse desenho ficou muito bom e o texto tb. Gostei do seu lado político.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Querido, belo texto e belo desenho...Isso que mais admiro no teu trabalho...essa mistura..."eita jornalista arretado"...rsrsrsrs...Muito bom...

    ResponderExcluir