quinta-feira, 15 de março de 2012

Elba Ramalho: a rainha do Forró

Elba Maria Nunes Ramalho (Conceição, Paraíba, 17 de agosto de 1951) é uma cantora e atriz brasileira. Nascida na zona rural paraibana desde pequena já apresentava inclinação para o canto.

Herdou a musicalidade do pai. Predominam em sua obra artística os ritmos regionais, como: baião, maracatu, xote, frevo, caboclinhos e, entre outros, forrós.Elba é conhecida pela performance eletrizante no palco e por sua voz um tanto metálica.
Com mais de 30 anos de carreira ela inciou tocando bateria com o conjunto "As Brasas", formado apenas por mulheres. Mais adiante o grupo migrou para o teatro. Todavia Elba não deixou de cantar por Brasil afora.Nos anos 1970 partiu para o Rio de Janeira, daí a sua carreira deslanchou.Ela tem como o seu, talvez, maior prêmio musical o Grammy Latino na categoria regional contemporâneo. Naquele período conheceu e fez parceria com grandes personalidades da música como Chico Buarque, Alceu, Lenine (entre outros) e entrou definitivamente para o rol dos ícones da música popular brasileira.

outras informações acesse: http://www.elbaramalho.com.br/bio/

terça-feira, 6 de março de 2012

O Maestro das Multidões

Nascido no dia 14 de outubro de 1974, no Recife, Francisco Amâncio da Silva, o irreverente “Forró” ganhou esse apelido quando ainda era aluno de música na Escola Dom Vital. Músico talentoso e precoce, logo se tornou monitor e professor por onde passou.
Foi assim na Banda de Música da Escola Dom Vital e depois no Centro de Criatividade do Recife nos anos 1990. Inquieto e de espirito independente, Forró começou a trabalhar aos 14 anos. Aprofundou os seus conhecimentos musicais no curso da Universidade Federal da Paraíba.
Ele é pai de Thaís, Mylena, Mayara e Júlia e a suas ‘crias’ não param por aí. Em 2002, o músico criou na sua própria casa a Escola Comunitária de Música Zé Amâncio do Coco e assim nasceu a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH).
Desde então tem se destacado não só nos carnavais como depois dele, aliando projeto pessoal e social por onde passa.
fonte: http://fernandomachado.blog.br/perfil-do-consumidor-maestro-forro/

sexta-feira, 2 de março de 2012

Naná Vasconcelos: o Zumbi do Frevo


Juvenal do Holanda Vasconcelos, mais conhecido pelo nome artístico Naná, pode ser considerado Zumbi¹ do frevo,visto a sua atuação na música, currículo e participação no carnaval pernambucano. Nascido no Recife, em 2 de setembro de 1944 Naná interessou-se por música a partir dos 12 anos. Seu pai era músico e participava intensamente na percussão e batuque, talvez daí sua grande inspiração.


Nos anos 1960 notabilizou-se por seu talento com o birimbau. Embora sempre tivesse envolvido com o Maracatu e os tambores.
Além disso, ele tem uma extensa carreira no exterior. A partir de 1967 ele atua como percussionista ao lado de diversos nomes de peso: Jon Hassel, Egberto Gismonti, Pat Metheny, Evelyn Glennie e Jan Garbarek. Formou entre os anos de 1978 e 1982, ao lado de Don Cherry e Collin Walcott o grupo de jazz Codona, com o qual lançou 3 álbuns.
Sua carreira começou a decolar quando viajou para o Rio de Janeiro, onde firmou parceria com o cantor Milton Nascimento, depois vieram Marisa Monte,Caetano Veloso, Mundo Livre S/A, entre muitos outros.Atualmente ele faz shows no Brasil e exterior, além de estar envolvido em projetos musicais para crianças.
¹Zumbi foi considerado o grande líder negro brasileiro, pioneiro da defesa da abolição, ainda no século 17.

fotografia tirada no camarim do artista, no dia 02 de fevereiro de 2013, ano de sua homenagem pelo carnanval pernambucano.