sexta-feira, 2 de março de 2012

Naná Vasconcelos: o Zumbi do Frevo


Juvenal do Holanda Vasconcelos, mais conhecido pelo nome artístico Naná, pode ser considerado Zumbi¹ do frevo,visto a sua atuação na música, currículo e participação no carnaval pernambucano. Nascido no Recife, em 2 de setembro de 1944 Naná interessou-se por música a partir dos 12 anos. Seu pai era músico e participava intensamente na percussão e batuque, talvez daí sua grande inspiração.


Nos anos 1960 notabilizou-se por seu talento com o birimbau. Embora sempre tivesse envolvido com o Maracatu e os tambores.
Além disso, ele tem uma extensa carreira no exterior. A partir de 1967 ele atua como percussionista ao lado de diversos nomes de peso: Jon Hassel, Egberto Gismonti, Pat Metheny, Evelyn Glennie e Jan Garbarek. Formou entre os anos de 1978 e 1982, ao lado de Don Cherry e Collin Walcott o grupo de jazz Codona, com o qual lançou 3 álbuns.
Sua carreira começou a decolar quando viajou para o Rio de Janeiro, onde firmou parceria com o cantor Milton Nascimento, depois vieram Marisa Monte,Caetano Veloso, Mundo Livre S/A, entre muitos outros.Atualmente ele faz shows no Brasil e exterior, além de estar envolvido em projetos musicais para crianças.
¹Zumbi foi considerado o grande líder negro brasileiro, pioneiro da defesa da abolição, ainda no século 17.

fotografia tirada no camarim do artista, no dia 02 de fevereiro de 2013, ano de sua homenagem pelo carnanval pernambucano.

4 comentários:

  1. Gostei, muito bom.
    Eudespe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cara! continue acompanhando,sempre! abração

      Excluir
  2. Parabéns pela arte. Ficou melhor do que a foto.
    Elielson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu primo. Continue comentando, tenho outras postagens pela frente...

      Excluir