terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Um Pioneiro de Pernambuco: 89 de anos de cinema pernambucano (1923- 2012)

Dotado de uma personalidade marcante para as primeiras décadas do século XX, Luís de França da Rosa Torreão, mais conhecido por Ary Severo foi o mais importante cineasta pernambucano. E, sem dúvida um dos mais importantes do Brasil.
Após uma breve passagem na França, considerada o berço do cinema mundial, ele foi responsável por fundar produtoras no Recife, produzir estórias de enredo, dar início à profissionalização cinematográfica brasileira, além de modificar a estética dos filmes de seu movimento.


Como, por exemplo, no chamado Ciclo do Recife (1923-1931), considerado o maior dos movimentos cinematográficos do Brasil em sua década.
Graças a ele, bem como seus companheiros Jota Soares, Gentil Roiz, Edson Chagas, Luiz Maranhão, entre outros, Pernambuco ganhou o prestígio nacional como "a Hollywood Brasileira".
No matrimônio casou-se com a atriz Almery Steves, com quem ajudou a ingressar no cinema. Jurando Vingar(1924), A filha do Advogado (1926), Aitaré da Praia (1925), e Dança, Amor e Ventura (1927) constam como seus filmes mais famosos. Faleceu em Olinda, em 1994, aos 90 anos.

Um comentário:

  1. Adorei amor. A caricatura ficou muito bom e o livro também vai ser um sucesso. Bjss

    ResponderExcluir