sábado, 25 de fevereiro de 2012

Lenine, o Leão do Norte

Nascido do auge da guerra fria, em 2 de fevereiro de 1959, Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, ou Lenine, como é mais conhecido teve tudo para ser um católico marxista. Contraditório? Não, o seu pai era comunista, e sua mãe uma católica praticante.
Enquanto a Revolução Cubana entrava em vigor, um mês antes de seu nascimento, bem como a queda de braço entre a Rússia Soviética versus Estados Unidos Lenine seguia sua vida normal entre frequentar as missas, estudar e ouvir muita música.
Nos anos 1970 migrou para o Rio de Janeiro, onde no primeiro momento dividiu apartamento com amigos no bairro da Urca. O início do sucesso partiu do apoio de Elba Ramalho, ao gravar suas canções, depois vieram Fernanda Abreu, Maria Rita e muitos outros.
Embora seja enquadrado no gênero MPB e rock alternativo, ele apresenta influências de grandes nomes da música brasileira, como Gonzagão, Zeca Baleiro e mesmo de poetas consagrados como Vinícios de Morais.
No currículo, Lenina já coleciona dez albuns,(Baque Solto, 1983 foi o primeiro) uma coletânia, nove vídeos, mais de 20 trilhas sonoras e dois Prêmios Grammy, um pelo “Melhor Álbum Pop Contemporâneo” com seu álbum "Falange Canibal"; e outro em 2009 na categoria melhor canção brasileira com a música "Martelo Bigorna".
Não raro, suas músicas são sempre inseridas em novelas como As voltas que o mundo dá, em Ana Raio e Zé trovão(Rede Manchete,1990); Hoje eu quero sair,em Dona Flor e seus dois maridos (1998) e Chamas da Vidas (Record, 2008);Paciência, em Vila Madalena (1999); e Candeeiro Encantado, de Cordel Encantado (2011), a mais recente.
Recentemente, Lenine foi um dos grandes homenageados do carnaval pernambucano de 2012, e mantem a sua tradição de sempre participar da mais expressiva festa do nosso estado. Atualmente divide o seu tempo em shows tanto pelo Brasil como ao redor do mundo.

2 comentários:

  1. Muito legal Nelson!
    Eudes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, valeu mesmo! continue comentando nas próximas postagens, adoro comentários dos amigos...grande abraço.

      Excluir